Vila flutuante na Holanda: casas sustentáveis em formato inovador

Já pensou em morar em uma vila de casas flutuantes?

A Holanda é um país com 25% da sua área abaixo do nível do mar e é comum encontrar casas-barco pelo país.  Porém, o que foi feito na vila Schoonship, em Amsterdam, é algo completamente inovador!

São 46 casas que foram construídas usando construção off-site e desenhadas para serem o mais sustentável possível.

A madeira foi o principal material utilizado na construção e somente matérias primas com o certificado FSC foram utilizados. Já dentre os materiais utilizados no isolamento térmico, a maioria são biocompósitos, como fibra de madeira e serapilheira. 

Foram criadas soluções descentralizadas e renováveis ​​para sistemas de água, energia e resíduos. Com painéis solares e bombas de aquecimento ligadas à uma rede elétrica inteligente, os moradores podem trocar energia, por exemplo. 

Todos os moradores têm um telhado verde, onde podem cultivar seus próprios alimentos. Eles também dividem carros e bicicletas elétricas.

Algumas curiosidades adicionais do local:

  • Peças pesadas, como pianos, são contrapesadas com tijolos no lado oposto da casa
  • O design de interiores foi pensando seguindo o princípio holandês de gezellig, ou “aconchego”, que incorpora iluminação suave , acessórios modernos e praticamente sem referências estilísticas à vida marítima.
  • Os quartos são equipados com móveis modulares que podem ser desmontados ou remontados para dar espaço a mudanças de vida, como o nascimento de filhos.

 

E aí, o que você acha de viver em uma vila dessas?

Se tiver interesse, você pode conhecer mais do projeto aqui. O site é cheio de informação interessante!

Whatsapp

Fale por Whatsapp