Escola na Estônia é feita com 85% de madeira engenheira.
Nosso projeto-inspiração de hoje vem lá de Estônia. Essa escola, inaugurada em 2023, é considerada o prédio com...
O World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial) destacou as razões pelas quais a madeira engenheirada deveria se tornar o material central na construção civil.
Conheça algumas delas na sequência.
Motivo 1.
As árvores absorvem o carbono da atmosfera e muito desse carbono permanece armazenado na estrutura final do material.
Portanto, enquanto edifícios tradicionais feitos de concreto e aço podem produzir cerca de 2.000 toneladas métricas de CO2, um edifício de madeira equivalente pode igualar isso no armazenamento de carbono.
Motivo 2.
A madeira engenheirada pode ser usada para criar empreendimentos duráveis e resistentes. Em diversos testes, se mostrou à prova de fogo e até a terremotos.
Motivo 3.
A madeira engenheirada é um material comum nas construções off-site. Suas estruturas podem ser pré-fabricadas fora do local, proporcionando construções mais limpas, seguras e sustentáveis.
A madeira também é um isolante mais eficaz do que metais, vidro e concreto, portanto, os edifícios de madeira exigem menos resfriamento no verão, tornando-os mais energéticos e econômicos para funcionar também.
Motivo 4.
A madeira pode ser usada como elemento central em ambientes biofílicos, ou seja, aqueles que usam materiais naturais para criar conexões e experiências positivas com a natureza. Diversas pesquisas mostram que esses espaços promovem o bem-estar, reduzem o estresse e aumentam a produtividade e criatividade.
Quer estar atualizado sobre projetos nacionais e internacionais feitos em madeira?
Acompanhe a BIX nas redes sociais e em nosso site.
Imagens: Dianna Snape
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!