A relação entre design biofílico com o desempenho nas escolas

Você tinha ideia que o material usado na construção e decoração de uma escola poderia influenciar na performance dos alunos?

De acordo com um relatório emitido pela empresa de design Mithun, há diversas pesquisas que associam o uso desse material com o aumento do bem-estar cognitivo dos alunos e funcionários. Além de, claro, contribuir com a diminuição da emissão do carbono e garantir flexibilidade e rapidez para as construções.

Veja abaixo alguns insights interessantes do relatório Relatório Mass Timber Schools: Building for Wellness:

  • Crianças que têm contato com a natureza apresentam níveis mais baixos de estresse do que aquelas sem este contato;
  • Outra descoberta foi que crianças em salas de aula com luz do dia têm notas de teste 7-18% mais altas, enquanto crianças em salas sem luz do dia tiveram queda de 17% em suas notas.
  • O relatório conclui que, se as árvores e a natureza provocam respostas biofílicas positivas, os interiores das escolas que apresentam madeira e trazem a natureza para dentro podem replicar uma resposta psicológica positiva nos alunos.

Os resultados vão além e mostraram que os espaços de madeira são bastante competitivos em termos de custo para as instituições de ensino quando comparados com aqueles feitos com estrutura de aço, criando interiores quentes e bem iluminados. Sem falar que, segundo os estudos, o design biofílico tem impactos positivos importantes no aprendizado, na memória e na inteligência social dos estudantes.

Ficamos empolgados ao ver que cada vez mais pesquisas comprovam o que vivemos na prática: os inúmeros benefícios da madeira na arquitetura, construção e na vida das pessoas

Whatsapp

Fale por Whatsapp