BIX agora neutraliza suas emissões de CO2
Sustentabilidade é um pilar essencial do nosso trabalho, por isso nos enchemos de orgulho em compartilhar que agora...
Se você está construindo uma casa e buscando uma opção mais sustentável, provavelmente você está preocupado em escolher o melhor sistema de aquecimento e resfriamento. De acordo com a Administração de Informações sobre Energia dos EUA, aquecimento e resfriamento são responsáveis por mais da metade do uso de energia de uma casa e uma escolha errada em relação a esses sistemas, pode aumentar sua pegada de carbono nos próximos anos. No Brasil, alguns dados mostram que os gastos com ar-condicionado podem representar de 17% até 50% dos custos com energia elétrica de uma residência.
Então, sabemos que precisamos de um sistema eficaz de isolamento para diminuir a nossa pegada de carbono, mas você já considerou a emissão de gás carbônico produzida na instalação do próprio isolamento?
A escolha do isolamento afeta muito na pegada de carbono de sua casa, tanto em termos de carbono incorporado quanto de emissões operacionais contínuas.
Explicando, carbono incorporado é a soma do impacto de todas as emissões de gases de efeito estufa atribuídas a um material ao longo de seu ciclo de vida, desde o início de seu processo produtivo até o descarte. Emissões operacionais contínuas, são as emissões que resultam do processo de aquecimento/resfriamento da casa.
Os dois principais fatores a serem considerados ao escolher o isolamento são:
Dado que o aquecimento e resfriamento podem representar até 50% do consumo de energia de uma casa, o desempenho é um fator importante. Uma casa com isolamento inadequado, pode gerar gastos extras em energia por anos.
Mas escolher o material para isolamento e garantir que a escolha seja sustentável não é tarefa simples. Os materiais variam muito em desempenho e carbono incorporado. Alguns têm um desempenho extremamente bom, como o poliestireno extrudado (XPS), mas têm um carbono incorporado muito alto. Outros materiais não funcionam tão bem, como fardos de palha, mas na verdade sequestram carbono. A melhor escolha para sua casa deve ser o material que atenda às necessidades de desempenho da zona climática da sua área com a menor quantidade de carbono incorporado.
Se você está pronto para explorar o tema, o pessoal do Zero Energy Project escreveu um artigo detalhado (em inglês) comparando os efeitos de carbono e saúde de diferentes tipos de isolamento.
O cálculo pode não ser tão simples, mas se você precisar de ajuda para construir sua casa de forma mais sustentável, pode contar com a BIX. Entre em contato conosco.
Texto original: Plant PreFab
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!