Como a madeira influencia a forma como nos sentimos

Biofilia é um termo muito associado com nosso trabalho, aqui na BIX. Por isso, adoramos trazer novas perspectivas sobre o assunto.
Antes de começar, vale lembrar: biofilia é uma abordagem da arquitetura que visa conectar pessoas à natureza, através do uso de materiais naturais em espaços internos. Um de seus principais objetivos é promover o bem-estar das pessoas.

Dentre os materiais mais usados com esse intuito, a madeira ocupa uma posição de destaque graças a algumas características próprias ,que tem o potencial de estimular nossos sentidos e gerar respostas emocionais positivas.

Dá uma olhada como nos relacionamos com ela:

Nosso contato com a madeira é principalmente visual. Cores, linhas e contornos nos remetem à natureza e respondem pela parte mais importante da nossa experiência.

O cheiro também tem um papel bem importante – Um estudo identificou melhoras significativas na resposta respiratória e frequência cardíaca de participantes que dormiam em uma cama de pinheiro-manso perfumado (Pinus pinea).

Outra característica diretamente associada à nossa experiência é a textura – Um experimento realizado com participantes de olhos vendados, avaliou como as pessoas se sentiam após tocar um painel de aço inoxidável, azulejo, mármore ou carvalho branco. A conclusão? Tocar o painel de carvalho foi relacionado com sentimentos de descanso e calma.

E você, já tinha prestado atenção nessas características da madeira?

Whatsapp

Fale por Whatsapp