Primeiro estádio em madeira do mundo
A madeira tem se mostrado um material super versátil na construção. Agora, chegou até aos estádios! A história é...
Um aeroporto completamente construído através da construção modular já é realidade em Genebra, na Suíça. A estrutura tem 520 metros de comprimento, possui dois andares com seis estandes para aviões, instalações de embarque, desembarque e escalas, além de controles de fronteira e salas de passageiros.
O aeroporto tem sua estrutura modular composta de quatro módulos de 20 metros de largura, que compõem os seis terminais. Como sua estrutura foi dividida em “kits de montagem”, ela fica muito mais fácil de montar e desmontar, diminuindo o desperdício de materiais e melhorando as possibilidades de reciclagem de matéria-prima e expansão da estrutura.
Os terminais têm uma forma estreita e alongada, com menos de 20 metros de largura, porém, a estrutura comporta cerca de 2.800 passageiros no embarque e 3.000 no desembarque por hora. Este formato de “paralelogramo extrudado” foi escolhido para que se tenha máximo aproveitamento de luz solar, reduzindo gastos com energia elétrica.
Outra característica sustentável do aeroporto são painéis fotovoltaicos e pilhas geotérmicas que produzem mais energia do que é gasto nos terminais, sendo uma estrutura completamente autossuficiente energeticamente. Além disso, a partir de 2024, a Aile Est também se conectará a uma rede que usa a água do Lago Genebra para reduzir as cargas de resfriamento dos edifícios e haverá também instalações de apoio à recuperação e aproveitamento das águas pluviais em todo o edifício.
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!