Escolhas em uma casa sustentável

Construir uma casa sustentável envolve fazer escolhas conscientes. O case de hoje exemplifica isso e traz a casa do Engenheiro de Meio Ambiente, Martin Anda, localizada na Austrália, que foi toda planejada com a sustentabilidade como pilar principal.

A casa foi construída utilizando materiais como terra batida combinada com materiais reciclados. O custo, segundo Martin, foi maior do que o tijolo, mas ele não estava disposto a abrir mão da sustentabilidade nesse quesito.
O motivo? Terra batida é um dos materiais mais sustentáveis para se escolher, enquanto os tijolos podem emitir até 258 kg por tonelada fabricada.

Os custos mais altos na construção das paredes foram compensados pela escolha da orientação da casa. A orientação voltada para o norte, permitiu o aproveitamento adequado da luz solar e o cultivo de um jardim, enquanto as janelas foram planejadas considerando a direção do vento para refrescar o ambiente, ao mesmo tempo em que têm sombra o suficiente para não superaquecer a casa.

Outros materiais sustentáveis usados foram as janelas com vidros duplos com ruptura térmica, esquadrias de uPVC, madeira reciclada e outros materiais reutilizados.

Planejar uma casa sustentável é olhar para o todo. É aceitar perder de um lado, para ganhar do outro.
Nessa conta, vale lembrar que sustentabilidade é um valor com importância crescente na nossa sociedade e casas sustentáveis tem um alto potencial de valorização.
🌿No final, sustentabilidade é um bom negócio.

Fonte: The Green List

Whatsapp

Fale por Whatsapp