Biofilia: conforto e bem-estar aos ambientes

O termo biofilia, que tem ganhado popularidade nos últimos anos, foi usado pela primeira vez nos anos 60. Em grego, quer dizer “amor às coisas vivas”

O princípio da biofilia é muito simples: conectar humanos com a natureza para melhorar o bem-estar.
Para gerar essa integração, as principais estratégias consistem em usar elementos naturais, bem como formas mais orgânicas similares às vistas na natureza, evitando o uso excessivo de formas retas ou quadradas.

Alguns elementos utilizados são as plantas, que podem estar em vasos ou até cobrindo paredes inteiras. A luz natural também é muito explorada, com uso de clarabóias ou grandes janelas e portas que permitem a passagem adequada de iluminação.
Já no quesito materiais, os mais usados são madeira e pedra. A ideia é que os materiais sejam bastante explorados no design e, portanto, costumam ficar expostos e ter destaque nos projetos.

As pesquisas sobre biofilia ainda são poucas, mas evidências iniciais sugerem que o uso de elementos naturais em espaços interiores promove benefícios à saúde que incluem redução do estresse, melhor desempenho cognitivo e melhora do humor.

Somos entusiastas do conceito por aqui. Você também?

Whatsapp

Fale por Whatsapp