Por que a madeira engenheira deveria se tornar o material central na construção civil segundo o Fórum Econômico Mundial
O World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial) destacou as razões pelas quais a madeira engenheirada deveria se...
Este mês tivemos na sede da BIX um curso de imersão de 8h sobre madeira engenheirada (CLT e MLC), comandado pela Gabriela Lotufo, Diretora de Projetos na CrossLam Brasil, parceira da BIX em diferentes projetos.
O curso foi enriquecedor e super valioso para nós, porque a madeira engenheirada é um dos sistemas construtivos racionalizados mais utilizados em nossos empreendimentos. No curso foram explorados diversos pontos de atenção e premissas a serem considerados na concepção e desenvolvimento do projeto, tal como a importância do planejamento desde a seleção da matéria-prima, fabricação, logística até a parte final da montagem da estrutura. Ou seja, nossa equipe está ainda mais capacitada para usar esse material em nossos projetos!
Gostamos de usar esse material aqui na BIX, pois a madeira de árvores plantadas é uma das únicas matérias-primas renováveis utilizadas no setor, que possibilita o estoque de carbono, contribui para a preservação de florestas nativas e conservação de biodiversidade, além de ser considerada um material sustentável e que produz um nível mínimo de resíduos.
No Brasil, o uso do CLT é recente, com sua primeira edificação construída em 2012 e predominância na região Sudeste, mas é um material que tem potencial de ser muito mais explorado. Uma das coisas mais interessantes dele é que pode ser utilizado seguindo o conceito de industrialização da construção, em que os componentes construtivos são produzidos em ambiente industrial e posteriormente são montados no canteiro de obras. Assim, ele se apresenta como uma alternativa de muita qualidade, assertividade e com uma montagem muitas vezes em semanas.
Deu pra perceber como gostamos e acreditamos na madeira engenheirada né?
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!